10 seriados sobre o mundo dos negócios que devemos assistir!

Vocês já devem ter ouvido vários discursos, contrários à TV: é desperdício de tempo, instrumento para a procrastinação, desinforma, aliena… Mas é possível tirar muitas coisas positivas de lá.

Assistir a seriados de TV não é apenas uma forma de relaxar: muitos deles ensinam valiosas lições para quem é ou pretende ser dono de um negócio próprio.

1 – Suits

suits

A série trata da expulsão do talentoso Mike Ross do colégio, que inicialmente trabalha como um advogado associado para Harvey Specter mesmo nunca tendo frequentado a escola de direito e foca em Harvey e Mike tendo sucesso em diversos casos enquanto mantêm o segredo de Mike.

Suits aborda, em muitos momentos, a importância de quebrar as regras sem desrespeitar a lei. É um verdadeiro MBA em negociação.

2 – House of Cards

serie-negocios

Num drama sobre as consequências do poder e da corrupção, Francis está sedento por sucesso e nada o detém. Trata-se de uma história onde são ultrapassados os limites para satisfazer o desejo de um homem que ambiciona governar o mundo.

Mesmo mostrando ambição excessiva pelo poder, também demonstra a importância de articulações, parcerias, network,  estratégia e a importância de dominar técnicas avançadas de negociação.

3 – Mad Men

serie-negocios-madmen

Mad Men é um série que se tornou essencial para publicitários e também administradores. A história do diretor de criação Don Draper se passa em uma agência de publicidade na Nova York da década de 1960. Além das questões de marketing, a série oferece uma visão sobre liderança, dinâmicas do ambiente interno de uma empresa e a relação entre sócios de uma mesma companhia.

 É possível ver como as marcas conversam com os consumidores, como são criadas campanhas de marketing, como conquistar clientes, a importância de relacionamentos e a politicagem que existe no mundo dos negócios.

4 – O Sócio

serie-negocios-o-socio

Originalmente chamado “The Profit” (“O Lucro”), o programa é estrelado pelo investidor Marcus Lemonis. Ele ajuda empresas em apuros a se reerguerem – em geral, são pequenos negócios familiares, geridos de forma amadora. O empresário coloca seu próprio dinheiro no negócio e passa a ser sócio dos empreendedores, identificando falhas e guiando empreendimentos para o sucesso.

È uma inspiração para aqueles que desejam sempre melhorar seu negócio.  A visão de empreendedor é expandida para novos horizontes a cada episódio.

5 – Silicon Valley

serie-negocios-siliconvalley

Silicon Valley é um sitcom dos Estados Unidos, que conta a história de seis programadores que tentam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício, Califórnia. Nela, acompanhamos seis jovens programadores com personalidades bem peculiares na construção de uma startup de tecnologia, tentando lidar com investidores, se entender em acordo de sociedade, testar suas hipóteses e planejar seu crescimento.

O empreendedor pode aprender bastante sobre os processos de buscar investimento e de gestão

6 – O Negócio

serie-negocios-onegocio

A série O Negócio conta a história de três mulheres. Karin, Luna e Magali, que se juntam e pretendem alavancar suas careiras. Karin identificou um potencial de mercado para lucrar com a profissão mais antiga do mundo. Encontrou mais duas sócias e decidem aplicar estratégias de marketing e acabaram tornando mulheres de negócios.

 7 – Game of Thrones

serie-negocios-gameofthrones

A série de televisão segue as múltiplas histórias dos livros de A Song of Ice and Fire. Se passando nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”, Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir.

A série se tornou essencial para os administradores que buscam aprender mais sobre estratégia e liderança, conhecimento e networking são fortes armas.

8 – The Office

serie-negocios-theoffice

seus episódios retratam o cotidiano dos funcionários de um escritório em Scranton, Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin Paper Company. Para simular o visual de um documentário verdadeiro, a série é filmada com uma única câmera, sem a presença de características comuns a uma sitcom como platéia no estúdio ou risadas de fundo.

A série aborda principalmente conceitos de liderança, principalmente, o que não fazer – na sua empresa.

9 – Gigantes da Indústria

serie-negocios-gigantes-da-industria

A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Astor, Ford e Morgan são sinônimos do chamado “sonho americano”. Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável.

Na essência, o empreendedor é a pessoa que tem capacidade de idealizar e realizar coisas novas, processos e formatos de desenvolvimento, produção e vendas de seus produtos e serviços.

10 – Breaking Bad

serie-negocios-braking-bad

O personagem principal, Walter “Walt” White leva uma vida simples como professor de química em um colégio, com sua esposa grávida Skyler, e seu filho estudante, que sofre de paralisia cerebral. ele é diagnosticado com um câncer de pulmão em estágio terminal. Walter decide entrar para o comércio ilegal de drogas com o objetivo de conseguir economizar uma herança para o futuro de sua família. Ele usa seus conhecimentos em química para produzir um novo tipo de metanfetamina extremamente pura.

Apesar do tema polêmico  a série aborda como tópicos como: gestão de qualidade, concorrência, escalabilidade, cadeia produtiva e segredo industrial. Também demonstra que não adianta ter o melhor produto, se não souber vender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s