Como os chatbots podem empoderar a saúde

Graças ao machine learning e à Inteligencia Artificial, os chatbots estão evoluindo rapidamente e ganhando um espaço essencial de empoderamento na área da saúde. De forma simples, um chatbot é um software que pode ser usado no bate-papo online.

É sabido e observável que as pessoas estão gastando mais tempo do que nunca com seus telefones, especialmente as mais jovens. Mas onde elas gastam esse tempo? Apesar da infinidade crescente de possibilidades, não é mais baixando aplicativos. Elas ficam no bate-papo. Sendo esse o uso que está se naturalizando dia a dia, a conversação é uma fortíssima interface com o usuário, e é isso que torna os bots tão relevantes, transformando-os na próxima interface para esta nova fase de interação.

Um relatório divulgado, 2017, pela Juniper Research mostrou que a economia de custo anual decorrente da adoção de chatbots nos cuidados com a saúde poderão atingir até US $ 3,6 bilhões globalmente em 2022. Em 2017, este valor pode chegar a US $ 2,8 milhões. No total, o crescimento estimado será de 320% ao ano, uma vez que os chatbots alimentados por inteligência artificial (AI) poderão atender pacientes.

Futuramente, por meio do uso de sofisticados sistemas de chatbot, os pacientes poderão acessar os cuidados de forma mais rápida e fácil, consequentemente melhorando o acesso aos cuidados e reduzindo a pressão sobre os sistemas de saúde com excesso de trabalho.

Outra pesquisa realizada pela “Digital Health: Vendor Analysis, Emerging Technologies & Market Previsions 2017-2022”, apontou que, mesmo em caráter experimental, o uso da tecnologia pelo National Health Service (NHS), no Reino Unido, a implantação de chatbots será dominada pelo Extremo Oriente e pela China nos próximos cinco anos. Ainda de acordo com o estudo, mais de metade das economias anuais proporcionadas pelo uso de chatbots serão atribuídas a esta região em 2022.

O levantamento também previu que os chatbots, quando utilizados pelos sistemas de saúde, para triagem de pacientes, teriam um impacto considerável na eficiência do setor. A Juniper instigou os prestadores de serviços a se concentrarem em superar o atual nível de interoperabilidade de muitos sistemas de TI de saúde para permitir que o chatbot demonstre todos os benefícios possíveis. Além disso, citou a segurança dos dados como crítica para manter a confiança do paciente.

Com o crescente uso e os avanços tecnológicos da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning, os chatbots estão se tornando cada vez mais precisos, velozes, qualificados e eficientes. E, por meio da automação, ainda reduzem custos e tempo no atendimento aos clientes, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, e deixando para especialistas humanos apenas questões mais complexas.

Além disso, eles podem atender em diversas plataformas diferentes ao mesmo tempo e de forma instantânea, poupando o usuário de esperar nas filas digitais e deixando-o à vontade para escolher o ambiente digital no qual se sente mais confortável. Então, preste atenção no uso dos seus bots e faça um bom proveito desse canal de contato.

De acordo com  Tissiana Costa, Business Director da CI&T, “é preciso destacar três pontos-chave, as três vantagens dos bots sobre outros canais online da sua empresa:

  • Menor atrito (não há necessidade de download, criação de conta etc.);
  • Integração (não há identidade nova do usuário, inserção dentro de plataformas existentes);
  • Conexões mais profundas (comunicação um a um, entre consumidores e marcas).

Bots não vão substituir sites, mas irão complementá-los. O caminho mais curto entre uma pergunta do cliente e uma resposta da marca será um bot;

Como um desenvolvedor de bot, você falhará se pretende torná-lo como um humano. Imitar uma pessoa não é o que um bot precisa ser para realizar seu propósito.

“O mercado está mudando ligeiramente. Acostumados a ter as necessidades atendidas de forma cada vez mais qualificada, interativa e veloz no ambiente digital, os clientes tornam-se mais exigentes, querem soluções imediatas para os seus problemas e estão sempre em busca de experiências surpreendentes e personalizadas. Os chatbots vão revolucionar a forma como os clientes serão atendidos: mais rápido, mais simples e mais personalizado”.

– Marcelo Guimarães,
Diretor de Inovação da Kentech.

Seja social: Melhore as suas experiências digitais e físicas. Bots são alimentados por dados gerados em conversas, que são um meio social natural. Não tente bater de frente ou encerrar as conversações, mas integre e facilite um bate-papo cativante, estendendo a conversa em andamento.

E para melhorar a qualidade e a efetividade do seu bot, atente-se ao conteúdo:

Você precisa gerar assuntos apropriados ao contexto da conversa;
Elabore um conteúdo que os consumidores queiram compartilhar e facilite que isso seja feito por meio de um canal único, como um simples clique.

Hospitais

Os hospitais podem utilizar chatbots que educam e monitoram pacientes no pré e pós-alta hospitalar. Com isso, os hospitais conseguem garantir que os pacientes estejam seguindo o tratamento corretamente e identificam, o mais cedo possível, evidências de complicações.

Operadoras de Saúde

Assinantes dos planos de saúde estão enviando mensagem de texto o tempo todo. Então, quando se pensa em torná-los mais participativos nas decisões sobre sua saúde, chatbots são a melhor forma para engajá-los.

Setor Público

É possível utilizar chatbots em dispositivos móveis para ajudar sistemas de saúde governamentais a otimizar o uso de recursos para melhorar a saúde pública. Através de mensagens de texto SMS, é possível engajar, educar e monitorar grandes populações com foco no controle de gastos evitáveis com medidas básicas.

É possível combater epidemias como Dengue e Zika Vírus através de SMS, tanto pela conscientização da população sobre a doença quanto monitorando sintomas de populações em risco. Também temos programas extremamente efetivos para a saúde de gestantes, que abrangem desde o planejamento familiar e os cuidados com a gestação até a primeira infância da criança.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s