Metodologia Agile no Faturamento Hospitalar

Cada vez mais organizações buscam pela Metodologia Agile, mas por qual motivo este tema é tão relevante no mundo dos negócios de saúde? A crescente popularidade desta metodologia acontece pela sua afinidade com o cenário atual, que é configurado pela transformação digital. Estamos acompanhando uma série de transformações impulsionadas pelo acelerado avanço das tecnologias e inovação.

No contexto atual, as práticas de gestão de projetos precisam se adequar às novas exigências do mercado, que estão cada vez mais relacionadas à entregar valor ao cliente de forma otimizada, transparente e colaborativa. Neste ponto, a Agile (Ágil) é uma excelente solução para eliminar gaps nos projetos e potencializar as entregas. Assim, viabiliza uma otimização dos processos e maior satisfação do cliente.

Mas afinal, o que é metodologia Agile?
Para entender a Agile, primeiramente é importante ressaltar que ela se trata de uma filosofia que serve como base para as metodologias como XP, Kanban e Scrum. O manifesto Ágil declara 4 valores e 12 princípios pra desenvolvimento ágil de softwares. Entenda, na sequência, a filosofia Agile e conheça as principais metodologias ágeis para implementar em seu hospital.

Quais são os valores do Agile?
Os 4 valores que fundamentam o manifesto Agile são:

  1. Mais interações entre indivíduos do que processo e ferramentas;
  2. Mais software em funcionamento do que documentação abrangente;
  3. Colaboração com o cliente acima da negociação de contrato;
  4. Adaptabilidade é mais importante do que seguir um plano.

Metodologia Agile no Faturamento Hospitalar

Com foco em controlar o ciclo da receita hospitalar, a metodologia Agile se encaixa como uma luva, permitindo que os processos sejam executados de forma orquestrada, dinâmica, eficiente e eficaz. Torna-se possível priorizar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas de valor, focando no resultado.

Através da solução KFlow, toda comunicação entre os colaboradores fica simples, nomeando o responsável para cada atividade e direcionando de acordo com convênio, prazos e complexidade. Utilizando o cronograma de entrega da operadora de forma digital, as tarefas são priorizadas de acordo com a próxima entrega. Os colaboradores são alertados através de semáforos e notificações. Todas as informações essenciais são exibidas através de painéis de gestão à vista e notificações.

A mensuração do resultado de cada processo é feita através de dashboards, medindo item a item, etapa por etapa, tornando possível avaliar os gaps e maiores dificuldades no ciclo da receita para melhorar e tornar mais resiliente.

Um dos dashboards disponibilizados no KFlow é o Gestão Global, exibe a visão direta sobre o momento atual do ciclo de receita do faturamento: análise temporal do saldo à faturar; Status das Guias (autorizada, remanescente e outras pendências); Saldo à Faturar por convênio; Valor represado por etapa (etapas parametrizáveis de acordo com o processo).

Dashboard Gestão Global

Ciclo da Receita

Outro recurso que colabora fortemente com a gestão ágil do faturamento é o Ciclo da Receita por Convênio, permite configurar as principais datas para que o processo seja realizado no melhor prazo possível. Os seguintes eventos tornam-se gerenciáveis: Validade da Conta; Auditoria Convênio (externa); Fechamento Mês (cronograma de entrega); Entrega da Conta; Previsão de Pagamento.

O KFlow realiza todos os controles por convênio, sinalizando por notificação (SMS / Push / E-mail) quando há alguma não conformidade com os prazos propostos ou quando há alguma situação próxima à isso.

Página de Parametrização do Ciclo da Receita por Convênio

Gestão à Vista, que auxilia a equipe a determinar problemas rapidamente

A gestão à vista pode ser tida como uma grande aliada para os processos de comunicar e motivas a equipe. As informações importantes são colocadas à vista dos colaboradores e gestores, facilitando o acompanhamento de indicadores da área e status de cada etapa. Essa possibilidade de visualizar os dados atualizados de forma ampla favorece a tomada de decisões acertadas, diminuindo problemas, glosas e prejuízos.

Dashboard Gestão à Vista (personalizável por cliente)

A transformação digital, através da solução KFlow, gera diversos benefícios diretos ao hospital logo nos primeiros meses de implantação:

Aumento da taxa de faturado na própria competência
Diminuição do prazo de recebimento
Redução de tempo do ciclo da receita
Gestão com base em indicadores e resultados
Diminuição de glosas
Transparência entre as áreas

“A metodologia Agile apoia fortemente no ciclo de receita do faturamento hospitalar, transformando processos complexos e morosos em processos simples e ágeis”, afirma Marcelo Guimarães, Diretor de Inovação da Kentech. “A adoção KFlow faz com que o faturamento hospitalar progrida de acordo com o planejado. ”, finaliza.

12 princípios do Agile

  1. Priorizar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas de valor;
  2. Ser receptivo à mudanças de requisitos em qualquer etapa do processo;
  3. Fazer entregas frequentes, com o menor intervalo de tempo possível;
  4. Trabalho em conjunto dos desenvolvedores de software e pessoas de negócios em todo o projeto;
  5. Oferecer o ambiente e suporte necessários á pessoas, além de confiar nelas para executar as tarefas;
  6. Manter uma comunicação pessoal, e que transmita as informações necessárias à equipe de desenvolvimento, é o método mais eficiente;
  7. A medida primária de progresso é o software funcionando;
  8. As pessoas envolvidas no processo devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente. Pois processos ágeis promovem um desenvolvimento sustentável;
  9. Manter uma atenção constante à excelência técnica e de design aumenta a agilidade.
  10. Cortar o máximo de esforços que não agregam valor ao produto, a simplicidade é essencial;
  11. Times auto-organizáveis desenvolvem as melhores arquiteturas e designs;
  12. Regularmente, a equipe reflete sobre como aumentar sua eficiência e eficácia para aprimorar seu comportamento.

Agilidade na ponta dos dedos
Quer aplicar os conceitos da metodologia ágil no seu hospital? Que tal contar com um dos softwares de gestão de workflow mais modernos do mercado? Com o KFlow, você consegue gerenciar suas equipes, organizar suas tarefas e estabelecer prioridades de trabalho para garantir o cronograma de entrega das operadoras. Através de princípios agile embutidos, fica muito mais fácil praticar as técnicas mais adequadas para ter uma gestão estratégica e alavancar o seu hospital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s