Ao refletir sobre comunicação no âmbito hospitalar, é muito importante que haja clareza e objetividade na comunicação entre os grupos de profissionais.

A passagem de plantão é uma atividade presente no cotidiano das equipes hospitalares, ela representa o fim de um turno de trabalho e o início do outro.
Mesmo sendo evidente a importância da passagem de plantão, muitas vezes, esta atividade não recebe a devida atenção e prudência por parte das instituições e dos profissionais envolvidos, acontecendo sem planejamento ou padronização, causando prejuízos ao processo e ao cuidado do paciente.
O aumento da complexidade na assistência em saúde, o cuidado fragmentado, a dificuldade em se trabalhar em equipe são situações que também geram falhas na continuidade da assistência e dos processos de comunicação.
Essas condições representam uma grande parcela dos eventos na área de saúde e podem gerar permanências mais longas dos pacientes nos hospitais, maiores custos, demanda de maior tempo dos profissionais (banco de horas e horas extras), afetando o hospital como organização e a sociedade como um todo.
A comunicação adequada deve transmitir as informações de modo objetivo e conciso, de forma a qualificar e a agilizar a assistência prestada. Visando minimizar os eventos negativos nos processos comunicativos durante o processo de passagens de plantão, a KENTECH desenvolveu o H21 uma ferramenta que veio aprimorar e elevar a qualidade do cuidado prestado, unificar as práticas assistenciais e guiar as equipes no exercício de suas ações.
As informações transmitidas durante as trocas de turnos devem ser claras, objetivas e realizadas no menor tempo possível, sem comprometer a qualidade das informações que são transmitidas. O H21 utiliza o método SBAR como base, porém é totalmente personalizável para outras metodologias de trabalho, ele é responsivo e pode ser acessado via dispositivos móveis como smatphones, tablets e também por desktops.
De forma rápida e clara o colaborador consegue ter a visão dos pacientes, saber todo o histórico das passagens de plantão anteriores, acompanhar sinais vitais, itens prescritos e os resultados de exames, juntamente com as atividades de sua responsabilidade.
“O H21 chegou para revolucionar a habitual forma de passagem de plantão, de fácil usabilidade e ágil aderência, a solução possibilita a extinção de reuniões presenciais e traz economia financeira direta com Recursos Humanos e uma maior segurança do paciente.” acrescenta o CEO da Kentech, Juliano Roesler.