Ciclo da Receita Hospitalar

Para compreendemos o ciclo da receita hospitalar, é preciso levar em consideração todas as etapas que a conta hospitalar percorre, internamente entre os setores, até que essa seja apresentada à operadora de saúde para o respectivo reembolso pelos serviços prestados.

Alguns fatores podem afetar as etapas deste fluxo, o que pode acarretar o atraso do recebimento, impactando diretamente o fluxo de caixa da instituição, e também em possíveis glosas (perdas financeiras).

Com o mapeamento das etapas e identificando os gargalos, a instituição pode melhorar seus processos, corrigindo desvios e assim reduzir o ciclo de faturamento, gerando economia direta, redução e glosas e custo de oportunidade com o recebimento dentro do primeiro prazo de reembolso.

Através da solução KFlow da Kentech, é possível ter em tempo real a transparência do status de cada conta (produção), onde é possível definir todas as etapas (workflow) com seus respectivos tempos (SLA – Service Level Agreement).

Funcionalidades agregadas a solução KFlow complementam a efetiva gestão, como:

  • Ocorrências: onde o sistema monitoria e acusa pendências da conta;
  • Tarefas: que facilitam a comunicação entre os setores envolvidos de forma prática e dinâmica;
  • Cronograma de Entrega: que possibilita acompanhar de forma visual nos painéis de gestão à vista os prazos das operadoras;
  • Ciclo de Vida: permite acompanhar as regras de apresentação por operadora;
  • Classificação: através de Status e Pendências é fácil saber o que há de pendência em cada conta;
  • Produtividade: permite monitorar a produtividade dos colaboradores.

Com confiança nos indicadores gerados e com a análise em tempo real, é possível colher bons resultados após a implementação da solução KFlow:

  • Diminuição do tempo de fechamento da fatura;
  • Otimização de recebimento dos recursos financeiros respectivos aos serviços prestados;
  • Aumento do faturamento com o monitoramento efetivo;
  • Diminuição de glosas hospitalares.

“A implementação do KFlow nas instituições tem um impacto direto e a curto prazo no tempo de fechamento da fatura e assim otimiza a entrada de recursos referente aos serviços prestados, possibilita também a melhoria nos processos de recurso de glosas, auditoria e análise do prontuário. Gerir a receita é imprescindível neste momento crítico que vivenciamos devido a pandemia do COVID-19.” acrescenta o CEO da Kentech, Juliano Roesler.

Solicite uma apresentação do KFlow contato@kentech.com.br.

Deixe um comentário